sexta-feira, 21 de agosto de 2009

27 de setembro - Parada LGBT de 2009.



Parada LGBT de Curitiba acontecerá no dia 27 de setembro

Incentivo ao teste de aids e violência contra LGBT no Paraná estarão em destaque na parada de 2009. Com o tema “Seus Direitos, Nossos Direitos, Direitos Humanos” acontecerá no dia 27 de setembro (domingo) a Parada da Diversidade LGBT de Curitiba.


Conhecida popularmente como “parada gay” o evento ter por objetivo promover a cidadania e a saúde de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) o evento é organizado pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD). Pelo quarto ano consecutivo a parada será realizada no Centro Cívico da capital do Paraná. A concentração começará a partir das 13 horas em frente a Praça 19 de Dezembro.

A violência contra LGBT no Paraná e o incentivo ao teste de aids serão abordados com destaque na edição da parada deste ano. Segundo dados do Centro de Referencia LGBT “João Antonio Mascarenhas” projeto executado pelo CEPAC, 18 assassinatos de homossexuais foram registrados no estado no primeiro semestre de 2009.

Para o coordenador do centro de referencia e da Parada da Diversidade Márcio Marins, este número pode ser maior já que muitos crimes não são denunciados ou registrados como homofobicos, “Infelizmente o número de assassinatos e de outros tipos de discriminação são maiores, por isso a parada deste ano incentivará a comunidade LGBT e familiares a denunciarem a violência e a discriminação e acessarem serviços de apoio e de combate a homofobia”, diz Marins.

A APPAD também pretende, por meio da campanha Fique Sabendo, mobilizar e incentivar a população a realizar o teste de aids. A campanha que a APPAD inicia em agosto e vai até o dia 27 de setembro tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame de HIV/Aids. Voluntários e formadores de opinião de Curitiba serão envolvidos na campanha para incentivar a população a fazer o teste e diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV/Aids. A campanha Fique Sabendo é uma iniciativa do Departamento Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde.

(Fonte:APPAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário