sábado, 20 de junho de 2009

Você sabe qual é a diferença entre gays e homens que fazem sexo com homens? A gente explica Por Redação



"O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, lançam nesta terça-feira, 25, em Brasília, o Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids e das DST entre gays, homens que fazem sexo com homens (HSH) e travestis", diz o Ministério em nota enviada à imprensa.

Tanto o Ministério da Saúde quanto as ONGs que trabalham com prevenção dirigida a homens gays usam a diferenciação entre "HsH" e "Gays" por uma questão técnica. O "gay" tem identificação com um comportamento, uma gama de elementos, códigos e lingüagem da cultura gay - além da prática sexual. HsH não possui identificação com nenhum comportamento estabelecido - no caso, gay - e restringe sua sexualidade ao ato sexual tão somente. Tá complicado?

Vamos ser mais suscintos: gays, assumidos ou não, se identificam como tal no mínimo para si. "Eu sou gay", e ponto. HsH não se identifica enquanto gay, ainda que faça sexo com outros homens. Ele, provavelmente, não pegaria um panfleto dirigido a esse público, por exemplo. Um "gay" pode ser encontrados em clubes, saunas, lojas etc, e possui mais facilidade para retirar e ler um panfleto dirigido a ele; já para fazer uma campanha chegar a um HsH é preciso procurá-lo em salas de bate-papo, saunas e pontos de pegação, por exemplo, onde as abordagens precisam ser discretas. Daí a necessidade técnica de dividir em dois grandes blocos os homossexuais. Ambos os grupos tem em comum o fato de fazerem sexo com outros homens - exclusivamente ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário