Matéria postada no Blog Thon Cris pelo dia Internacional Anti-drogas
Criada em 2008 pelo prefeito Beto Richa, a Secretaria Antidrogas Municipal padronizou um conjunto de informações para ajudar a inibir o consumo e o tráfico de drogas. As dicas são apresentadas em palestras para pais, professores e líderes comunitários de Curitiba e de outras cidades do Paraná. "É preciso estar atento. Problemas familiares, dores, tensões, angústias e depressões podem levar à busca de soluções irreais por meio das drogas", diz o secretário Francischini.
Confira algumas dicas:
Como identificar possíveis situações de uso de drogas?
- Alterações no cotidiano pessoal são os primeiros indícios de um possível envolvimento.
- Queda de rendimento em atividades diárias, como estudo, trabalho, higiene pessoal e vida sexual.
- Desinteresse pelo convívio social e atividades de lazer que eram anteriormente mantidas.
- Utilização constante de óculos escuros a qualquer hora do dia e a utilização de mangas compridas mesmo em dias quentes.
- Mudanças de comportamento, como inquietação, irritabilidade e insônia são comuns, e acabam ocasionando aumento de freqüência de brigas e atritos em casa.
- Ocorrência repetida de pequenos delitos de trânsito, desaparecimento de objetos de valor e o aparecimento ou aumento de dívidas.
Como lidar com o problema?
Converse: mantenha um diálogo permanente. Controle a irritação, ela só piora a situação, provoca distanciamento e não ajuda a resolver os problemas.
Ofereça opções: brincar, praticar esportes, ler, visitar museus e parques são consideradas ações protetoras ao uso de substâncias psicoativas.Não humilhe: pessoas expostas ao ridículo e à humilhação fazem qualquer coisa para fugir de um diálogo. Não trate seu filho ou aluno com comentários que o desvalorizem, que desconsiderem seu ponto de vista ou diminuam seu orgulho pessoal.
Crie limites: deixe claros seus valores e expectativas em relação ao comportamento das crianças e adolescentes.
Busque ajuda: é fundamental, seja por quem está usando drogas ou por quem se preocupa com quem está usando.
Oportunidades: devemos criar oportunidades para os usuários de drogas encontrarem razões positivas para viver, como sonhos, ideais, atividades artísticas e culturais, lazer, esporte, religião, esperança, cidadania.
Amor e limites: é grande a importância do amor na ajuda ao usuário de drogas, mas amar também é estabelecer limites. Quem não respeita não consegue seu respeitado.
THON CRIS DIZ: DIGNIDADE JÁ !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário