sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Curitiba tem Lançamento de Manual de Comunicação LGBT.

Por Eduardo Peret – ABRAGAY/RJ

Um guia para dirimir as dúvidas da mídia e da sociedade em geral sobre identidades de gênero e diversidade sexual, numa linguagem simples, direta e acessível. Assim é o “Manual de Comunicação LGBT”, fruto de um trabalho intenso da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), em parceria com jornalistas, pesquisadores e outras instituições.

O Manual se propõe a apoiar a integração entre a mídia e o movimento pela cidadania LGBT, para que as matérias, entrevistas, artigos e reportagens veiculadas na imprensa se pautem pelo respeito à diversidade e à justiça social. O documento traz uma série de definições de termos e conceitos, que muitas vezes são usados sem o conhecimento adequado, o que poderia acarretar um reforço nos estigmas, no preconceito e na discriminação.
O texto também responde perguntas comuns sobre diferenças entre identidades de gênero, uso apropriado de nomes, homofobia e outras formas de discriminação, além de tocar em temas como política, religião e família.
Por exemplo, qual a diferença entre “homossexualidade” e “homossexualismo”? O que é “intersexual”? Como se caracteriza a família homoafetiva? E qual a diferença entre “drag queen”, “travesti” e “transexual”? Essas e outras questões são respondidas de maneira ágil e numa linguagem direta.
Vale lembrar que essa é apenas a primeira edição. Alguns conceitos, como as identidades de gênero, são dinâmicos e se modificam com frequência. É fundamental que a imprensa acompanhe essas mudanças e mantenha um diálogo aberto com os movimentos sociais. Só assim ela cumprirá com justiça seu papel informativo e educativo perante a sociedade.
(Fonte:Athos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário